Helena Margarida Silva
Investigadora Auxiliar
Doutoramento em Engenharia Química, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, 2016.
Licenciatura em Engenharia Química, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, em 2002.
Investigadora Auxiliar no LNEC, desde 2020.
Bolseira de pós-doutoramento LNEC, entre 2016 e 2020.
Bolseira de doutoramento LNEC, entre 2011 e 2015.
Bolseira de Iniciação à Investigação LNEC, entre 2006 e 2011.
Caracterização de materiais de construção de natureza orgânica (nomeadamente, revestimentos, materiais poliméricos e adjuvantes de betão);
Avaliação de desempenho e durabilidade de revestimentos por pintura aplicados à engenharia civil;
Metodologias para a avaliação da emissão de compostos orgânicos voláteis dos materiais de construção;
Análise/Identificação das causas de anomalias em materiais de natureza orgânica aplicados em obras de construção.
Participação em projetos de investigação Nacionais e Europeus.
Participação em estudos e pareceres solicitados por atividades externas ao LNEC, incluindo coordenação da atividade experimental e elaboração de documentos relativos aos estudos efetuados.
Participação noutras atividades científicas e técnicas:
Ensaios correntes, nomeadamente ensaios de caracterização de materiais de natureza orgânica aplicados à construção civil, como: tintas, vernizes e outros revestimentos orgânicos (para aplicação em substratos de madeira, betão e alvenaria), materiais poliméricos, compósitos de matriz polimérica e adjuvantes de betão.
Participação nas diferentes fases (Análise documental e caracterização do produto, controlo de produção em fábrica e elaboração do Documento de aplicação) dos processos de conceção e renovação de Documentos de Aplicação de revestimentos (nomeadamente, produtos de revestimento de superfícies de madeira em condições de exposição no exterior, revestimentos por pintura para rebocos de cimento e betão em superfícies exteriores e revestimentos por pintura de base aquosa para superfícies interiores de habitações e tetos) solicitados pela indústria. Participação em auditorias a fábricas da Indústria de Tintas, no âmbito da conceção e renovação de documentos de aplicação.
Acompanhamento de normalização europeia desenvolvida pelo Comité técnico CEN/TC 351 (“Construction products - Assessment of release of dangerous substances”) relativa à libertação de substâncias perigosas dos produtos de construção no âmbito do regulamento dos produtos de construção.
Participação em processos de votação e tradução de normas da Comissão Técnica de Normalização CT 3: Tintas, vernizes e revestimentos por pintura.